Grupo2_1C
Integrantes:
- André Augusto 02
- Enzo Leonardo13
- Daniela Leal 10
- Lucas Baldacci 23
- Rafaela Turra 33

Violência Contra a Mulher

Deve-se entender por violência contra a mulher qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, até formas mais sutis como assédio sexual, discriminação, tanto no âmbito público como no privado. A violência contra a mulher envolve os atos de violência contra as mulheres que se manifestam por meio das relações assimétricas entre homens e mulheres, envolvendo por vezes o preconceito.
Estudo preliminar do Ipea estima que, entre 2009 e 2011, o Brasil registrou 16,9 mil homicídios de mulheres, ou seja, “mortes de mulheres por conflito de gênero”. Esse número indica uma taxa de 5,8 casos para cada grupo de 100 mil mulheres. Os parceiros íntimos são os principais assassinos de mulheres. Aproximadamente 40% de todos os homicídios de mulheres no mundo são cometidos por um parceiro íntimo. Em contraste, essa proporção é próxima a 6% entre os homens assassinados. Ou seja, a proporção de mulheres assassinadas por parceiro é 6,6 vezes maior do que a proporção de homens assassinados por parceira.
No Brasil, no período de 2001 a 2011, estima-se que ocorreram mais de 50 mil homicídios de mulheres, o que equivale a, aproximadamente, 5.000 mortes por ano. Acredita-se que grande parte destes óbitos foram decorrentes de violência doméstica e familiar contra a mulher, uma vez que aproximadamente um terço deles tiveram o domicílio como local de ocorrência. Cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência no decorrer de sua vida.
Atualmente existem algumas leis que protegem a mulher no Brasil, uma delas e talvez a mais importante, é a lei Maria da Penha (nº 11.340). Essa lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, tem como objetivo a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher.
777777.png

Link do video do trabalho:
https://docs.google.com/file/d/0By1QAvOdTcSBUFpZWFhDSzQ2QU0/edit?usp=drive_web&pli=1